Aula nº6

Hoje a aula começou de forma um pouco atípica para mim, pois cheguei atrasada. No entanto, o professor permitiu a minha entrada e compreendeu a situação após a minha explicação.
O tema central da aula foi o projeto "Eu Quero Ser Professor", no qual refletimos sobre os nossos objetivos a curto, médio e longo prazo, bem como sobre as formas de avaliar se estamos a caminhar na direção certa para os concretizar.
Ao realizar esta reflexão, estabeleci os seguintes objetivos:
Curto prazo: Concluir, até ao final desta semana, todas as tarefas necessárias para a faculdade.
Avaliação: No fim de semana, verificar se consegui cumprir com os objetivos traçados.
Médio prazo: Criar uma checklist com as modalidades em que sinto mais dificuldades, identificando os respetivos temas e dedicando cerca de três horas semanais para aprofundar um deles.
Avaliação: Monitorizar a checklist, verificando se os temas vão sendo riscados ao longo do tempo.
Longo prazo: Desenvolver estratégias para criar um ambiente de aprendizagem motivador para os alunos, garantindo simultaneamente a manutenção do respeito entre professor e aluno.
Avaliação: Aplicar questionários ou gravar algumas aulas para analisar se as estratégias estão a surtir efeito.
No decorrer da aula, o professor solicitou que alguns alunos apresentassem o progresso do seu projeto, incluindo as reflexões feitas ao longo das aulas. Tive a oportunidade de partilhar o meu trabalho, que organizei num site criado por mim, permitindo uma visão mais estruturada do meu percurso e aprendizagens até ao momento.
Esta atividade levou-me a refletir sobre a importância de estabelecer metas realistas e mensuráveis, bem como a necessidade de avaliar continuamente o progresso. Percebi que, para ser uma professora eficaz, não basta apenas dominar conteúdos, mas também desenvolver estratégias que promovam um ambiente de ensino produtivo e inspirador